
► English version
O objective do projeto é o de desenvolver investigação na área da Ética em Filosofia para Crianças mostrando como esta metodologia pedagógica e filosófica é crucial para o bom desenvolvimento ético dos cidadãos, e estabelecendo uma interdisciplinaridade com a Teoria da Argumentação e criar um terreno rico para o corpo teórico de ambas. Assim, o projeto mostrará o modo como a informação e a força normativa das emoções (Lipman 1995, Sharp 2007, Mendonça 2008, Murris 2012) interage pertinentement com as capacidades argumentativas fortalecendo a capacidade argumentative e de dialogo ao adicionar as emoções porque se porjecta uma integração global dos valores e razões nos processos de deliberação e de reflexão.
O objectivo do projeto é investigar a dimensão Ética da Filosofia para Crianças analisando o modo como a metodologia introduz uma componente critico-ética fundamental para a cidadania da contemporaneidade seguindo três questões orientadoras:
Questão 1: De que modo a Filosofia para Crianças se constitui uma metodologia fundamental para promover cidadãos aptos a lidar com uma pluralidade de valores e capazes de estabelecer critérios normativos para um mundo que se encontra em crescente processo de globalização económica e política?
Questão 2: Como garantir a qualidade científica da prática e material didático da Filosofia para Crianças?
Questão 3: De que forma a Filosofia para Crianças desenvolve capacidades argumentativas?
Para responder às questões de investigação o projeto terá um carácter teórico e um carácter prático para que as considerações teóricas não fiquem desligadas e em cisão com as questões práticas e as considerações teóricas tenham um impacto prático visível.
A equipa de investigação desenvolverá material de qualidade científica para sessões práticas na âmbito da Ética a partir de textos de experiências pensantes da tradição filosófica. Para estabelecer que a qualidade científica se espelha na prática será necessário testar esse mesmo material e dinamizar sessões de Filosofia para Crianças em salas de aulas. As sessões desenhadas a partir da história da Filosofia têm como intuito ilustrar e promover intuições morais e permitir às crianças uma introdução à experiência de reflexão filosófica ao participarem em diálogos sobre questões éticas mediados por um facilitador com treino qualificado. Os materiais didáticos precisam de ser apoiados e concebidos a partir das reflexões filosóficas para promover a excelência de pensamento da disciplina (Lipman 2009, Gregory 2011, Gorard et al. 2015).
A direção prática do projeto tem como inspiração o curso on line de Harvard sobre Justiça de Michael Sandel e nasce da necessidade crescente de estabelecer critérios de qualidade para a prática da Filosofia para Crianças dada a aceleração com que se tem difundido e ampliado em Portugal e no resto do Mundo. Esta vertente prática do projeto constitui o material prático para a reflexão teórica a desenvolver .
A dimensão prática do projeto será também uma das formas de desenvolver de forma mais profunda a proposta teórica de investigação. Deste modo, o projeto mostrará que a natureza da Filosofia para Crianças obriga a uma relação entre a metodologia e o quadro teórico filosófico que a sustenta (Lipman 2003). Na adopção dessa postura teórica-prática reconhecemos como a Filosofia para Crianças podem contribuir para a aquisição de um pensamento critico-ético que vai além das capacidades critico-cognitivas porque desenvolver uma capacidade de uma racionalidade prática que se espelha numa madura capacidade de razoabilidade (Prichard 1996, Gasparatou 2017, CostaCarvalho/Mendonça 2017).
Segundo, o projeto mostrará que a natureza da Filosofia para Crianças estabelece uma relação entre a metodologia educativa e os conceitos filosóficos que, quando bem realizada, significa uma maturação da postura racional tal que implica a transformação da racionalidade numa razoabilidade. Por um lado investigação teórica mostrará de que modo esta prática da Filosofia para Crianças é um programa pedagógico que para além de fornecer o aspecto cognitivo e critico fornece também um aspecto ético fundamental para uma cidadania inclusiva.
Por outro lado, a investigação explorará de que modo a metodologia da Filosofia para Crianças pode usufruir e contribuir para o desenvolvimento de capacidades argumentativas e de que modo a ilustra e promove os recentes desenvolvimentos da teoria da argumentação.